sábado, 19 de janeiro de 2013

Preconceito regional

Este tema é meio polêmico, mas quero tratá-lo com respeito. Acontece que, não importa quando nem onde, alguma vez na sua vida você já teve preconceito regional. Todas as pessoas, sem exceções, já tiveram, isto é fato.

Vamos começar pelo nosso querido país. A maioria dos estrangeiros acham que aqui é resumido a samba, carnaval, futebol, praia... fora os que acham que aqui é uma selva.
Mas ao concluir que a maioria dos estrangeiros pensam assim, não estaríamos também tendo um pouco de preconceito regional? A população mundial sabe que o Brasil não é só isto, estamos bem colocado entre as nações mais desenvolvidas e somos um país com muitas qualidades, e defeitos também (todos são, não vamos nos enganar).

Lembro que certa vez fui a Porto Seguro - BA com minha família e o guia nos levou a um local de residência indígena. Claro que muitas pessoas acharam que veriam índios nus. Não sei se isto é preconceito, ignorância, ou até mesmo ingenuidade, mas eu acho que é perdoável.

Sempre ri das pessoas que achavam que o Rio de Janeiro era capital do Brasil, mas engoli em seco outro dia ao descobrir que nem Vancouver nem Toronto é capital do Canadá (confesso, dá zero pra mim). Passei a ser mais compreensiva com os estrangeiros... hehe...

Enfim, se você fala mal do americano e diz que ele é preconceituoso com o latino, mas chama o nordestino de paraíba e o gaúcho de viado, você não deve ser muito diferente dele então.


Um comentário:

  1. Olá!

    Muito bom seu post! Eu como soteropolitana e com família de Belém do Párá, sei bem sobre esses tipos de preconceitos ou esteriótipos... Mas temos muito disso também, conheci muitos japoneses e coreanos quando fiz intercâmbio no Canadá e muitos esteriótipos caíram por terra, Coreano me parece sempre como um dos inimigos dos americanos (em filme, kkk), mas são um doce de pessoas!

    Abraços,
    Márcia *-*
    http://viajapensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *