domingo, 26 de maio de 2013

Interpretando o contrato da APC (CI)

Oi pessoas. Este post aqui é pra esclarecer de uma vez por todas vários tópicos duvidosos no contrato desta maldita agência CI - APC. Por sorte eu tenho em casa guardado o contrato que tive a infelicidade de assinar quando em inscrevi na CI.

Uma pessoa me enviou o arquivo do contrato da APC, mas não foi este que assinei. Eu assinei o da CI (Central de Idiotas) e é dele que irei falar. Especialmente no referentes a cobrança de taxas a prazos. Li e reli o contrato e cheguei a conclusão que:

*Se você pagou a taxa de inscrição e resolve sair da agência, você não tem direito ao reembolso pois a CI realizou o serviço. (Item 5.3.1)
Isto é controverso. A empresa é uma MERDA, realiza o serviço de forma vagarosa e as vezes nem realiza, então qualquer advogado entende que você teria direito ao reembolso sim, no caso de sua saída ser motivada por desgosto com a agência. Se você sai da CI porque engravidou, desistiu porque vai casar, sei lá, aí realmente você não tem direito.

*Se você pagou a taxa de inscrição, a taxa após o match e resolve desistir antes de ir pra casa da Host Family, você não tem direito ao reembolso da taxa de inscrição mas tem direito ao reembolso da taxa referente ao match. (Item 5.3.2)
Neste caso realmente, se você conseguiu uma Host Family e está saindo porque quer, ai a APC/ CI não tem que te devolver nada, pois mal ou bem, se você obteve o match, a agência prestou o serviço.

*Se você chega na casa da Host Family, não se adapta a eles, você pode pedir rematch. Ou seja, pode pedir pra trocar de família. Você terá 2 semanas pra arrumar uma nova Host Family, caso não arrume, deverá voltar ao Brasil e pagar a passagem de seu bolso. (Item 4.6.1)
Eu particularmente acho isto um absurdo. A agência tem obrigação de te conseguir uma boa Host Family, pois é pra isto que a agência serve. Caso contrário, iríamos todos sem agência, não é mesmo? Sendo que isto é regra da própria empresa, não tem como brigar por isto judicialmente, pois você assinou o contrato, presume-se que você aceitou as condições, embora elas sejam abusivas.

*O contrato não fala absolutamente NADA a respeito de tempo de validade do application. Algumas meninas dizem que ficaram um ano online (o que por si só já é um absurdo), ou até menos, e depois a APC tirou elas do cadastro de Au pairs pois elas não conseguiram família. Vamos lá a sequência de erros:

1) Você não pode reclamar que está muito tempo online e não passa família em seu perfil, pois no contrato eles não estipulam um prazo exato para se obter o match. Ok! O problema que no próprio contrato diz que em média as meninas levam de 4 meses. Você ficar UM ANO online é super absurdo, desproporcional. A agência tem obrigação de te indicar para as Host families. Reclame com sua agente aqui do Brasil e peça pra ela entrar em contato com as LCC's dos EUA. Ela é paga pra isto. Geralmente quando são ameaçadas de processo judicial elas agem repidinho.

2) A APC não pode simplesmente tirar vocês do cadastro de Au pairs. Eles tem que pelo menos justificar a remoção de seus perfis. No meu caso eles me tiraram da agência alegando meu inglês ruim e eu ter "citado" meu namorado na entrevista. O curioso é que no próprio contrato eles alegam que um dos requisitos pra ser Au pair é possuir fortes vínculos com o Brasil. Quanto ao inglês, eu passei com nota 6 no teste da outra agência, cujo valor máximo é 7. Então, tirem suas próprias conclusões. Isto seria até motivo de processo, pois eu fui aprovada no teste de inglês da CI, então, com isto pode-se observar que a CI não tem cacife para avaliar quem pode ou não ser Au pair, certo?

3) Se você foi removida (geralmente fica que sua conta foi bloqueada) da APC, peça o reembolso, afinal, eles te tiraram não foi por culpa sua. As vezes eles alegam que chegaram a conclusão que a menina não tem perfil pra ser Au pair. Ok, que não tenha, mas então pague o valor da entrada de volta, pois se a menina não tem perfil e foi colocada assim mesmo pela CI, o erro é da CI. Leia o item 3.4.2 do contrato.

4) Quando você vai pra outra agência por desgosto, reza a lenda que você tem que pagar uma multa a APC. Meu koo. Não tem que pagar p#$%&* nenhuma!!!! Quero ver onde está isto no contrato. Li, reli e não achei nada. No entanto, aconselho você a não comentar nada que foi pra outra agência, pra evitar dor de cabeça, ok?


Enfim... espero que tenha tirado as dúvidas de vocês. Beijinhos, Thainá.

4 comentários:

  1. No caso da sua avaliação de inglês, você deveria acioná-los judicialmente ou pelo menos interpelá-los, porque já pensou se acontece com vc o que aconteceu com aquela menina que foi mandada de volta quando ela já estava no TREINAMENTO? Eu acho que existe uma falta de empenho das agentes que avaliam em AVALIAR de verdade quem tem nível ou não - até porque, se elas ficarem barrando todo mundo elas botam o delas na reta também, né? E devem ganhar comissão por contrato assinado.
    Eu que sou professora de inglês estou acostumada a avaliar e corrigir as pessoas e determinar o quão perto do esperado a pessoa está, eu não teria problema nenhum em desempenhar esse papel. Acho que eles precisam colocar as pessoas certas pra fazer esse trabalho. Será que eu consigo um emprego lá? =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria processar a CI e a APC. Caso eles não tivessem me reembolsado a taxa de entrada certamente faria isto. No entanto, eles reembolsaram e com isto o processo ficar apenas restrito a uma possível indenização por danos morais. Como não gosto do incerto, preferi deixar pra lá pois estou prestes a embarcar, não queria mais um estresse pra minha cabeça...rs.
      Olha, sei que a Cultural Care está procurando funcionárias pra trabalhar em algumas cidades, mas acho que tem que ter mais de 35 anos e contatos com colleges e cursos nos EUA.
      Beijos!

      Excluir
  2. Super concordo e apoio!
    Quando a franquia de Americana fechou, a central de SP (que também não me deu suporte nenhum, não respondia meus e-mail e nem retornava minhas ligações)não queria devolver meu dinheiro alegando que era eu quem estava cancelando o contrato. Meu, era a franquia que fechou sem nenhum aviso prévio! E detalhe: contrato, cópias de documentos, tudo ficou em Americana, eles não tinham nada e não queria devolver meu dinheiro. Mesmo se eu continuasse o processo com eles, teria que começar do zero.
    A coisa só mudou de figura quando eu fui no Pequenas Causas, aí sim eles começaram a ser super atenciosos até que o advogado deles entrou em contato comigo e devolveram meu dinheiro.
    Parabéns pela sua iniciativa, no que eu também puder alertar sobre não somente a CI, mas as pessoas correrem atrás, exigir os seus direitos (como eu faço no Facebook), eu vou fazer.
    Bjos ;*

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que vc disse, entretanto TODAS as agências seguem esse mesmo padrão.
    Por isso, não vejo vantagem vir com agência afinal eles te colocam em qualquer família, casos que não são divulgados, mas acontece.
    A Cultural Care simplesmente colocou minha amiga numa família que tinha antecedentes criminais, um belo dia ela acordou e estavam todos mortos na casa. E agência não fez nada para ajudar pessoal!
    Fiquem atentas e exijam seus direitos e de verdade, melhor vir sem agência porque no final vc acaba fazendo tudo sozinha.

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *