segunda-feira, 30 de junho de 2014

Escolhendo a TV de forma simples

Oi pessoal, tudo bem? Senta que provavelmente a postagem de hoje será longa.
Desde que eu fui morar com meu namorado ele sempre disse que queria comprar uma televisão grande, uma 50¨. Já eu nunca nem fiz questão de ter TV em casa.
Em abril quando nós voltamos a morar no Rio, compramos uma TV numa promoção no supermercado Carrefour. Expliquei tudo aqui neste vídeo.
Pra constar, o Carrefour continuou cobrando indevidamente, então, não indico esta empresa pra ninguém...

Enfim...

Quando fiz este vídeo uma pessoa veio me criticar por ter adquirido um aparelho de plasma, mas eu pesquisei bastante antes de comprar. Meu marido sempre entendeu muito deste assunto e me ensinou bastante coisa, então, não fomos as compras de olhos vendados. Fiz esta postagem pra compartilhar de forma simples o que sei sobre o assunto. Não sou técnica nem entendo muito de tecnologia, mas li bastante antes de dividir isto com vocês (as vezes o excesso de informações técnicas atrapalham a compra).



Pra você comprar uma TV hoje em dia, leve em conta que existem 4 tipos:
*Plasma
*LCD
*LED
*OLED

Esta diferenciação é em relação ao tipo de tela. As de plasma são mais indicadas para locais escuros, pra games, são mais pesadas e grossas em sua aparência, são as com menor custo, e tem uma imagem superior as de LCD. Infelizmente elas consomem mais energia e deve-se ter cuidado na limpeza da tela. Dificilmente se acha uma TV de plasma em tamanho pequeno, a maioria é de 50¨pra cima.

As de LCD foram descontinuadas pelas de LED, que nada mais é que uma de LCD com "acréscimos". Logo, as TVs de led são as mais modernas. Elas tem a vantagem de serem mais leves (em relação ao peso), mais finas (esteticamente é mais bonito) e mais econômicas (não gastam tanta energia). As Tv's de LED em sua maioria transmitem imagem HD, o que é bom pois hoje em dia as emissoras, inclusive na TV aberta, vem oferecendo sinal HD. Tem as cores mais vivas e pode ser assistida em ambientes menos escuros. Em contrapartida é mais cara.

As Tvs de OLED ainda não são populares no Brasil, são muito caras.

O que é importante saber que caso opte por comprar uma TV nova, escolha a que possui conversor digital integrado. Daqui a poucos anos não vai mais ter transmissão analógica no Brasil e uma anteninha digital é barata. Eu comprei uma da Philips por 70 reais e a imagem é perfeita!! Porém, não é todo local que pega.

Se a TV transmite imagem 3D, é importante perguntar ao vendedor se vem os óculos. Isto pra mim não foi critério de escolha, porque eu não gosto de assistir nada em 3d (me dá dor de cabeça) e além disto, eu teria que ter um aparelho de DVD ou Blu-ray que pegasse filmes em 3d, além do próprio filme.
Mas se isto for critério de decisão pra você, saiba que pode baixar filmes em 3d, colocar num pen drive ou HD externo por exemplo e assisti-lo na TV, caso ela possua uma porta USB. A maioria dos modelos modernos possuem, quanto mais melhor. USB é vida!! rs

Como eu disse anteriormente, a maioria das TVs hoje em dia transmitem imagem HD, e isto é maravilhoso. Melhor ainda quando é em Full HD, mas isto pra mim também não foi critério de decisão. Saiba que nem todos os canais, tanto da TV aberta quanto das Tvs a cabo transmitem em HD. Geralmente você paga a mais na Tv a cabo para ter acesso a tais canais (e não é barato). Logo, se a transmissão em HD ainda é limitada, imagina a em Full HD? Eu particularmente não conheço nenhum canal em Full HD.

Pra encerrar eu queria fazer uma ressalva as Smart TV que pra mim são um sonho ainda... rs. Simplificando, é uma TV-Computador. Você acessa nela redes sociais, tudo através de Wi-fi. Mas ainda são meio caras comparadas as Tvs comuns. No entanto, se você gosta de internet e pode comprar, eu indicaria uma Smart. Apenas observe se o Wi-fi vem integrado no aparelho ou precisa comprar uma adaptador separado. Dia destes vi uma Smart TV de 32¨ por cerca de R$900,00. Preço ótimo pois quando eu pesquisei, uma deste tipo estava na faixa de R$1.300,00. Graças a Deus a tendência dos preços destas coisas é sempre baixar... rs.

Enfim, espero que esta postagem seja útil e ajude quem precisar :) Beijinhos, Thainá.

2 comentários:

Mensagens mal educadas não serão aceitas *