terça-feira, 22 de julho de 2014

Bê a bá dos TEMPEROS: alho, cebola e sal

Oi pessoal, bom dia!

Este post de hoje resolvi escrever baseado numa situação que eu mesma vivi. Quando morava com meus pais quase nunca fazia comida, e só fazia algo pra situações específicas, tipo, uma sobremesa no domingo, um bolo pro aniversário de alguém, etc.

Com isto, quando saí de casa não tinha muita noção de como fazer comida do dia a dia, refeição. Eu notei que em tudo que minha mãe fazia, ela usava uma mistura como tempero. Esta mistura nada mais é do que cebola + alho + sal. Fui aí que me dei conta de que estes são os temperos mais usados na cozinha brasileira. Posso estar falando algo óbvio pra nós, donas de casa, mas pra quem nunca chegou perto de um fogão... Também notei que foi por isto que não me adaptei a culinária americana quando morei por lá, eles não costumam usar estes temperos e usam bastante pimenta.

Entenda sobre temperos

Mas voltando ao alho, à cebola e ao sal, minha mãe me ensinou a triturá-los num multiprocessador e guardar na geladeira. Isto torna nossa vida mais prática no dia a dia. Já tentei triturá-los com mixer e com liquidificador, mas não deu certo. Algumas pessoas adicionam a esta mistura óleo. Eu não curto :\ Até porque esta mistura é pra ser conservada na geladeira e não estraga, dura MESES. O sal não é dispensável pois ele que faz durar tanto tempo sem estragar.

Entenda sobre Temperos pra iniciantes

Minha mãe coloca pra triturar bem miudinho, e eu já preferi um pouquinho maior, mas ambos ficam com consistência meio líquida. Nós usamos pra fazer arroz, feijão, carnes e até no churrasco (coxinhas de galinha, por exemplo).

Você deve usar a mesma medida em gramas ou kg dos três ingredientes, ou seja, se usar 500g de cebola, deverá usar 500g de alho e 500g de sal.

Espero que tenham gostado da dica. Beijinhos, Thainá :)

3 comentários:

  1. Oi queria saber a quantidade pra fazer essa pastinha de tempero, da cebola do alho e sal, e se da de fazer em outro tipo de processador, pq nao tenho o multiprocessador?

    ResponderExcluir
  2. Bacana copiei e acrescentei salsa na mistura

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *