quinta-feira, 31 de julho de 2014

Kit/ Jogo de panelas pra iniciantes

Oi pessoal, tudo bem? A postagem de hoje é pra ajudar quem estiver montando enxoval pra se casar ou mesmo ir morar sozinho. Listei alguns tipos de panelas que são essenciais numa casa (pelo menos na casa de quem tem o hábito de cozinhar sempre). Minha mãe que tem muito mais experiência no lar que eu, me ajudou montar tal listinha.

Kit Jogo de panelas pra iniciantes

1) LEITEIRA: Toda casa precisa de uma leiteira, certo? Para esquentar qualquer coisa, sempre é bom ter uma destas em casa e quase todo kit de panelas contém uma leiteira.

2) FRIGIDEIRA: Outro item essencial, pois você precisa dela pra fritar as coisas, e qual prato que você prepara hoje em dia que não leve pelo menos algum item que precise ser frito? Além disto, quase todo kit de panelas também tem.

3) e 4) PANELA DE CABO E CAÇAROLA: Estes tipos de panelas mais comuns pra fazer comida é o que geralmente as pessoas tem em maior quantidade em suas casas. Como quem tem pouca experiência na cozinha não precisa de tantas, acho que duas são fundamentais. Ainda sim, eu comecei com 4 itens (depois falarei de meu jogo).

5) PANELA DE PRESSÃO: Muitas pessoas não adquirem este tipo de panela logo que saem da casa dos pais pois acham que não será necessário. Bem, depende. Eu não gosto muito de feijão, então, se eu morasse sozinha talvez não fosse mesmo, mas meu marido gosta e faz questão de sempre comer, então, pra mim, foi necessário.
Algumas pessoas tem medo de usar este tipo de panela, e realmente, é meio perigoso. Eu também tinha mas vi que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Peça ajuda a alguém mais experiente, eu pedi da minha vizinha a primeira vez que cozinhei feijão... rs. Este modelo é de 4,5 litros e eu faço 1/2 kg de feijão nela sempre que vou cozinhar. 

6) CALDEIRÃO: Este tipo de panela não costuma vir nos kits mais básicos e se você notar a minha nem é da mesma linha. Eu uso MUITO pra guardar o feijão. Isto porque o cozinho na panela de pressão e quando faço o tempero, é no caldeirão, antes de misturá-lo ao feijão. Ou seja, eu não deixo o feijão já pronto na panela de pressão, deixo no caldeirão pois é mais prático para se servir na hora da refeição.

O meu kit é o Tramontina Caribe, como o da foto abaixo:


Não acho que seja o melhor kit pois falta algumas panelas essenciais. E vem duas frigideiras, quando somente uma seria ideal. Além disto, a frigideira maior não cabe quase nada :\ Logo, o caldeirão, a panela de pressão e uma das panelas de cabo comum eu adquiri posteriormente. O caldeirão também é da Tramontina, mas de outra linha, nota-se que ele é um pouquinho diferente, mas nada demais. Foi bem carinho, quase R$90,00 :o.
A panela de pressão eu ganhei, ela é da Rochedo e veio com defeito :\ A outra panela de cabo comum eu comprei na feirinha de panelas da Casa & Video e esta sim teve um preço bem justo, cerca de R$35,00.
Além disto ainda comprei uma frigideira depois pois acho esta do kit muito pequena e raza, mas foi uma compra infeliz. Adquiri uma do mesmo tamanho, mas com a lateral mais alta, da marca Marcolar, e achei de qualidade muito inferior. Ela fica "sambando" no fogão, não tem firmeza alguma.

Pra finalizar eu indico panelas de teflon pois são mais fáceis pra limpar. As de alumínio costumam grudar comida e é necessário ariá-las sempre. As de Teflon não. No entanto, é sempre bom dar uma ariadinha no fundo pra evitar ficar amarelado. As panelas de inox acho lindas, mas são mais carinhas, e quando tem tampa de vidro, esquentam demais.

Se optar por panelas de alumínio ou inox saiba que deve passar água quente nelas antes de começar a usar, quando novas, pra evitar que haja liberação do metal. E a respeito das panelas de Teflon, sempre use colheres de pau ou plástico pra mexer os alimentos, assim evitando riscos na panela.

Enfim, espero que tenham gostado das dicas... Beijinhos, Thainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *