quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Como ganhar dinheiro com um Blog?

A postagem de hoje é uma resposta a pergunta que mais ouço sempre que divulgo o Blog, especialmente pra conhecidos. E a resposta é: De várias maneiras! Pra se ganhar dinheiro com Blog existem mil maneiras, porém, o método é um só: TRABALHANDO. Não existe fórmula mágica onde você dorme um dia e acorda com a conta recheada em outro, tudo envolve trabalho.

Se você decidiu criar um Blog, é porque normalmente entende de algum assunto e acha relevante registrar e compartilhar seus conhecimentos, certo? Tudo que você vive pode virar assunto pra Blog e os blogs de nicho são o pontapé inicial para quem quer criar um. Como blog de nicho entenda = blog temático. Eu comecei com um blog sobre assuntos de beleza e os focos eram cuidados com o cabelo e maquiagem. Você pode fazer do que quiser!! Começar com um Blog de nicho é mais fácil pra atrair leitores, pois se você começa com um blog que fala de diversos assuntos, você não prende ninguém.

Entenda que pra ganhar dinheiro com isto, você deverá produzir: estar sempre atualizando o Blog é fundamental. Criar novos posts, vídeos, etc. Aqui listei as dicas primordiais pra quem quer começar um Blog. E faça por amor, porque não é fácil. A um tempo atrás eu tive a notícia de que não poderia ganhar mais dinheiro com o Blog de uma determinada forma e fiquei super triste, mas postava assim mesmo, porque mesmo não ganhando dinheiro, pra mim é um prazer, algo que faço porque amo. Depois de uns meses pensei: se mesmo não ganhando nada eu continuei fazendo, é porque isto me dá prazer de verdade. Então, amar o que se faz é fundamental.

Começando-se um blog no Blogger ou Wordpress pois estes são os serviços mais usados, e o Blogger é o mais comum, por ser gratuito e mais acessível a todos, no sentido financeiro e também no manuseio. É bem mais fácil de se configurar. Mas não é tão profissional quando o Wordpress. Enfim... Quem usa o Blogger tem a possibilidade de anexar banners no Blog e quando alguém clica neste banner de propaganda, você recebe em dinheiro. É a famosa ferramenta Google Adsense. Até sites grandes como da Globo por exemplo usam esta ferramenta. O Adsense é o meio mais comum de se ganhar dinheiro com Blog, mas não se anime: pra quem está começando o valor é super baixo: cerca de centavos por clique. Então você começa a perceber que pra fazer as pessoas entrarem em seu blog e clicarem na propaganda pra você receber, você tem que ter um Blog atraente, o que significa uma boa aparência (layout) e bom conteúdo (textos bem escritos e fotos de boa qualidade). Quem quer entrar em Blog ruim?

Como trabalhar com um Blog?

Além do Adsense, existem outros serviços semelhantes. Atualmente eu tenho usado o Egrana e funciona da mesma maneira. Mas este é brasileiro e você recebe em reais. Enquanto que o Adsense é em dolar e você só começa a receber quando atinge o valor mínimo de $100, no Egrana o valor mínimo é R$50,00, bem mais fácil de atingir né? As propagandas em ambos são geradas de acordo com a temática do seu Blog. E não é pra ficar clicando direto de seu computador, pois seu IP é reconhecido e se identificarem este tipo de atividade, você será banido.

Outro meio de ganhar dinheiro com Blog é firmando parcerias com lojas, empresas, etc. Vamos supor que eu tenha uma loja de roupas e pague um valor mensal pra você manter um banner de minha loja fixo na lateral de seu blog. Ou que eu pague um valor único pra manter tal banner durante um mês por exemplo. Bem, estas são umas das maneiras bem comuns também. Mas volto a bater na tecla: pra você atrair uma empresa a querer fazer isto, você tem que mostrar um bom trabalho e números. Você acha que uma empresa prefere pagar pra fazer propaganda num Blog com 100 seguidores e mal atualizado ou com 1000 seguidores com boa qualidade de textos e fotos? Isto é fácil de responder né... Você precisa atrair público!!

Também existe a possibilidade de tal empresa pagar pra você falar de um produto ou serviço dela. Pagar pra isto não significa pagar pra falar bem. A sinceridade na Blogosfera é muito importante porque você não quer sujar sua imagem por pouca coisa né? Credibilidade é tudo. Não vejo mal algum em uma loja mandar um produto pra uma blogueira e pagar pra ela falar sobre tal, desde que a blogueira seja sincera e informe a seus leitores que aquilo é um post patrocinado. Também tem empresas que pedem que isto seja falado em vídeo no Youtube, uma citação na Fanpage, no Twiiter, etc, então, são várias maneiras de se ganhar dinheiro com o Blog.

Outro meio comum são as comissões: Quando você anexa o banner de uma loja em seu blog e ao clicar ali alguém realiza uma compra, uma porcentagem daquela venda vai pro seu bolso. Tome cuidado na indicação de lojas parceiras de seu blog para não se tornar uma blogueira chata. Com o Egrana e com o Adsense não é necessário que seja realizada a compra, já com estes meios comissionados, é necessário.

Enfim... tirar fotos, fazer montagens e edições, gravar vídeos, editá-los, mandar pro Youtube, organizar ideias pra novos posts, vídeos, etc, isto tudo demanda tempo e muitas vezes dinheiro. E o retorno quase sempre é lento. É por isto que eu digo que tem que ter verdadeiro amor pela profissão, ainda mais sabendo que muitos não veem blogueiro como profissão sabe. Agora se você gasta seu dinheiro investindo, seu tempo criando, e recebe pra isto no final, tem como não ser uma profissão?
Avalie os prós e contras e tome sua decisão: quero viver realmente disso? Se a resposta for sim: invista. Invista em layout, em cursos, em sempre dar o melhor de si, que se é feito com vontade e determinação, uma hora seu trabalho será recompensado. E saiba que em toda, eu disse TODA profissão há seus prós e contras, cabe a você pesá-los.

Beijinhos, Thainá.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post!
    Seria ótimo ganhar dinheiro com o meu blog! Mas mesmo não ganhando nada financeiramente percebo que ganhei muitas outras coisas como:
    - Amigas
    - Reconhecimento
    - Melhorei a minha escrita
    - Comecei a cuidar melhor da minha casa (afinal o meu blog fala disso)
    Enfim, ganhei um monte de coisas que não podem ser mesuradas com $$

    Acho que o mais importante é não escrever um blog pensando em dinheiro, isso vem naturalmente do seu esforço...e não não vier você mesmo assim teve outros ganhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Ingrid sei bem o que é isto... certa vez desanimei de blogar, fiquei um bom tempo sem, mas sentia uma falta imensa, é algo que nos faz muito bem... E também estou cuidando melhor da minha casa... hehe
      Beijos

      Excluir
  2. Eu comecei há pouco mais de um mês e já estou na luta: fazendo posts dentro de uma só temática, divulgando, revisando os posts etc..
    Dá trabalho, mas não vou desistir!
    Beijinhos, Hel
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tbm faço por amor no meu blog. Mas estava justamente procurando por alguma opção de ganhar com meu blog. Atualmente eu uso o adf.ly já que disponibilizo conteúdo para download e da pra ganhar em dólares (mas é algo bem pouco). Vou tentar esse Egrana e tentar incrementar as coisas. Obrigado! :D

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *