quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Planejamento para compras: Alimentação

Olá pessoal, boa noite!
O post de hoje talvez fique longo mas vou tentar resumir o máximo possível. Quero falar de alimentação. Entenda que alimentos não é somente comida, mas tudo aquilo que você consome pra sua sobrevivência. Antes de me casar eu ajudava muito meus pais com os serviços domésticos, mas não financeiramente, então eu não fazia ideia de quanto custava um kg de açúcar sequer. Acho que seria um mundo ideal onde as pessoas desde crianças já obtivessem uma educação financeira, pra aprender coisas básicas como o que são juros, operações bancárias, etc. E claro, o preço das coisas.

Como meu modelo de família sempre foi meus pais, tentei me inspirar nos hábitos deles. Minha mãe é super econômica e suas atitudes me mostraram sempre que na vida não dá pra se ter tudo, ou seja, pra obter alguma coisa eu teria que abrir mão de outra. E cada um tem suas prioridades. Um dos hábitos que herdei foi o de fazer compras de mês. Hoje com um ano de casada, pesando os prós e contras, vejo mais vantagem em ir ao mercado somente uma vez por mês do que conforme a necessidade. Conheço pessoas que vão ao mercado conforme as coisas de casa vão acabando, mas na minha rotina, tento não viver assim, pois sempre que uma pessoa vai ao mercado, acaba comprando uma besteirinha a mais, fora do planejado, então, imagina isto acontecendo diversas vezes ao mês? Estaríamos falidos. O complicado é que, pra quem não está acostumado, ir ao mercado somente uma vez por mês é difícil, principalmente em relação a quantidades. Tem coisas que não dá pra comprar de mês, tipo frutas e legumes, mas tem coisas que dá. Tem coisas que duram um mês certinho, tem outras que duram mais, e outras menos. Como saber? Bem, isto é algo que a maioria das pessoas aprendem na prática. Eu também aprendi.

Como fazer lista de compras de mercado

Recomendo muito que se vá ao mercado somente uma vez por mês pois isto economiza e muito. Tente elaborar um cardápio semanal que isto ajuda a ter uma noção do que você costuma gastar. Já disse aqui que morei um período na casa da minha sogra e lá eu não tinha como fazer compra de mês, isso fez eu e meu marido gastar muito dinheiro num curto período de tempo. Estou pensando em fazer um post sobre cada item da dispensa e dizer quanto tempo mais ou menos dura em nossa casa, aliado a informações sobre quantidades, baseado no que eu compro, pra um casal recém casado. O que acham? Espero que gostem das dicas... Beijinhos, Thainá.

4 comentários:

  1. Oie!!!

    Adorei o post, eu gastava muito com mercado, exatamente por isso de ir fazer compras conforme as coisas vão acabando. Nos últimos meses, fizemos 1x por mês, até por falta de tempo, e a economia foi notável mesmo!!!! Faz o post sim de cada item da dispensa!!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri obrigada pelo comentário!!
      Em breve farei a postagem, de preferência no dia que eu fizer as compras
      Beijinhos

      Excluir
  2. Mais uma vez adorei o post e vc tem toda razão, eu vou em supermercado quase TODO DIA tu imagina o que acontece né... compras desnecessárias e muito dinheiro indo embora... Apesar de muito anos de casada, somente agora cozinho todos os dias e vou conseguir fazer uma lista de compra mensal. Faz um post com uma lista e a quantidade de produtos pra durar 1 mês, vai ajudar a gente a ter uma noção! Ah outra dica... acho que montar cardápio ajuda tb! Bjo! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais obrigada pela dica!! Beijos, farei o post em breve ;)

      Excluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *