terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dicas para Blogueiros: Respondendo Comentários

A dica de hoje é mais uma conversa do que uma dica em si. Alguns blogueiros quando criam seus Blogs esquecem de criar representações deles em outras redes sociais (tipo canal no Youtube, Twitter, Fanpage, etc). Se a pessoa fez o Blog pra ser apenas um diário virtual ou hobbie, isto não é tão necessário (quem acompanha aqui a tempo sabe que só comecei a divulgar agora). Mas se a pessoa quer trabalhar como Blogueira(o) é fundamental ter pelo menos uma Fanpage.

Leia também:
Por que ter um Blog/ Canal?
Como ganhar dinheiro com um Blog?
Como aumentar o número de visitas em seu Blog?



A questão é: responder comentários. Quando eu acessava blogs a anos atrás não era muito comum ver os blogueiros respondendo os comentários de suas postagens. A pessoa simplesmente jogava ali o conteúdo. Mas hoje em dia responder os comentários dos seus leitores na postagem é quase que obrigatório, e eu sou super a favor disto.

Primeiro que o blogueiro vive de audiência: se ele quer crescer e ser visto pelas empresas, é com base no número de comentários e interação no seu Blog que elas vão mensurar seu "tamanho" e se vale a pena ou não fechar uma parceria com você. Segundo que é muita falta de educação deixar as pessoas falando sozinhas. Eu só deixo de responder um comentário quando vejo que a pessoa esteve ali só pra se promover, do tipo: "amei seu blog, me segue". As vezes você postou que estava com dor de barriga e o ser que comenta diz: "Amei o post". #Porfa né gente!

Mas voltando ao assuntos responder comentários, é importante que o blogueiro além de responder, dê uma resposta honesta. Se a postagem recebeu muitos comentários, isto é um motivo pra comemorar não é? E quando for responder seus leitores, não coloque apenas: "Adorei, muito obrigada". É feio, parece que você não se importa com o que está escrito ali.

A única coisa que acho perdoável nos Blogs é quando o blogueiro não responde em suas redes sociais pois elas tomaram grandes proporções. Um exemplo é uma blogueira que tem Fanpage, Youtube e Twitter. Imagina se ela resolve responder um por um em cada rede social? Não terá tempo de produzir conteúdo, apenas ficará respondendo comentários sem fim. Então neste caso, alguns bloggers bloqueiam os comentários nestas redes ou deixam de responder para se dedicar a responder somente no Blog. Acho justo!

Se você é blogueiro ou quer ser, sempre responda comentários do seus leitores o máximo que puder. Isto é muito bom pra sua imagem pessoal e pra mensagem que você quer passar através do seu Blog. Beijos, Thainá.

2 comentários:

  1. Realmente e muitas vezes os comentários são duvidas que ainda ficaram mesmo depois de todo post feito sobre algum assunto. Ter essa atenção com o publico, mesmo q pequeno no inicio, vai cativar as pessoas a voltarem ao seu blog. Pois saberá q VC responde aos elogios e ate duvidas. Minha opinião.

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *