terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Agregadores de Links valem a pena?

Na postagem de hoje vou falar de um assunto controverso no mundo dos Blogs: os agregadores de links. Eles são basicamente sites que reúnem links de diversos sites e blogs pra exibir. Quando você está no tédio e não sabe como se distrair na internet, entre em um e você verá uma quantidade enorme e bem variada de links de todos os tipos que te encaminharam pra qualquer coisa. É muito bom pra passar o tempo.

Agregadores de Links valem a pena?

No entanto, muitos blogueiros usam tais agregadores pra promover seu trabalho. É uma via de mão dupla: enquanto o blogueiro ganha em ter uma divulgação gratuita, o dono do agregador ganha em ter o que mostrar.

Mas nem tudo são flores. Existem prós e contras em divulgar as postagens de seu Blog nestes agregadores. A maior vantagem é saber que muitas pessoas acessam estes sites e certamente olharão seu link. No entanto, o que pode acontecer de ruim?

1 - Haver pesquisa no Google por temática referente a suas postagens e aparecer o link do agregador antes do seu, o original. Isto faz com que o agregador mantenha-se com uma boa visão em relação ao seu link, o original. O Google acaba dando prioridade ao agregador.

2 - Com maior número de visitas, há o risco de aumentar sua taxa de rejeição: Todo Blog recebe visitas diárias, mas poucos dos que chegaram até ele se mantém leitor fiel. Com isto, a taxa de rejeição é proporcional a quantidade de acessos. Imagine eu postar sobre um assunto que chame muita atenção de muitas pessoas, mas que não é o foco do meu blog? Isto trará tráfego somente naquele dia, para aquela postagem e nada mais. A taxa de rejeição, que é quando a pessoa entra no seu Blog e permanece somente em uma página ou por pouquíssimo tempo, vai nas alturas.

3 - Leitores fantasmas: Imagina que seu Blog trate de um assunto específico e os interessados em tal assunto sempre recorram a seu Blog pra sanar qualquer dúvida. Isto é maravilhoso. Mas se você posta em um agregador, você atrai qualquer tipo de pessoa, que chega em seu blog como cego em tiroteio. Esta pessoa provavelmente nunca mais vai voltar, e ainda capaz de falar mal de seu conteúdo somente por não ter identificação.



Agora as vantagens: Como disse anteriormente, você tem divulgação gratuita, e quem não quer este tipo de propaganda? Se você usar os agregadores com moderação, isto pode ser bom. Eu mesma sempre uso, mas tomando estas precauções:

  • Publicar em agregadores que tenham a ver com a temática do Blog.
  • Dar uma diferenciada no título com intuito de atrair mais leitores e não confundir o Google no sentido de se achar que pode haver plágio por uma das partes.
  • Enviar posts antigos que certamente já foram indexados pelo Google (quando você acaba de postar algo não é bom compartilhar em qualquer lugar pois o Google ainda não o indexou a sua base e se pesquisarem, pode aparecer tal link de compartilhamento antes do original).
  • Colocar links do meu próprio Blog na postagem que foi enviada para assim o leitor se sentir tentado a clicar e com isso, não prejudicar a taxa de rejeição do Blog. Quanto mais tempo ele passar dentro do Blog, melhor.

Espero que tenham gostado das dicas. Se quiserem ver mais dicas pra blogueiros acompanhem aqui sempre, toda semana :) E você? Usa agregador de link?

Veja também:

Beijos, Thainá.

Postagem inspirada no artigo do Blog Ajuda Blogueiros.

4 comentários:

  1. Cara!!! Adorei obrigada você me ajudou muitoooo e adorei todo conteúdo do seu blog.

    Bjoo
    www.tornandomoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica. Não sabia sobre esses agregadores, mas deu um pouco de medo de usar por causa dos contras. Será que poderia dar dicas mais detalhadas de como usa-lo do jeito certo?
    Beijinhos <3

    ChamandoChuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, é só seguir as dicas acima que dará certo... lê com mais calma... beijinhos

      Excluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *