terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Blog de nicho ou de Variedades?

Se você quer criar um Blog, esta é uma pergunta a se fazer. Saiba que em ambas as opções há vantagens e desvantagens.

Leia também:
♥ Por que ter um Blog?

Blog de nicho ou de Variedades?

Quando você cria um Blog de nicho, ou seja, um blog que trata somente de um assunto, você vira meio que um expert naquele assunto, não importa qual seja. Você acaba se obrigando a pesquisar mais sobre aquilo, a dar novos pontos de vista, novas visões sobre um mesmo tema, e estar sempre inovando dentro daquilo. Logo, quem pesquisar sobre o assunto vai até você, e se sentir qualidade no que você passa, te seguirá sem pedir nada em troca. Assim você torna seus leitores fiéis.

Já no Blog de variedades é muito difícil você fidelizar leitores. Imagina você entrar num blog que fale sobre tudo um pouco sem nem conhecer a pessoa que está ali? Dificilmente alguém retorna pra acompanhar aquele blogueiro.

Acontece que no Blog de nicho, ao se focar somente num assunto, você corre o risco de se tornar chato e não ser lembrado pela pessoa que é. Por isso é importante colocar um pouco da sua personalidade e humor nas postagens, isso vai te diferenciar dos demais, vai fazer você ser lembrado. Ao escolher também um nicho, você atrairá somente empresas nesse ramo. Por que uma marca de roupas iria procurar um blogueiro que fala de tecnologia?

Já no Blog de variedades, você tem mais chances de ser lembrado e procurado pelas empresas anunciantes, podendo elas ser muitas. No entanto, isso acontece com menos frequência. A vantagem do blog de variedades é sempre ter assunto pra falar, enquanto no de nicho, pode chegar num ponto onde você não tem mais do que falar.

Acho que pra quem está começando, optar por um Blog de nicho é melhor, porém, isto não é uma regra e é apenas minha opinião. Sempre friso que é legal colocar seu jeito de ser no blog de nicho para fazer as pessoas te seguirem, ao invés de procurarem somente quando precisam.
Exemplo: Você está procurando dicas para suas unhas e tem um blog que fala de dicas de beleza no geral e um específico pra unhas. Qual você escolherá? Por mais que o primeiro tenha informações relevantes sobre unhas, é no segundo que você vai depositar mais confiança. Quanto mais específico o nicho, melhor.

E vocês, o que preferem? Um blog de nicho ou variedades? Se tiver um blog, diga como ele é... Beijos, Thainá.

14 comentários:

  1. O meu é de variedades, é o blogpedacodeceu.blogspot.com/
    Prefiro de variedades porque não te obriga a saber tudo, tudo mesmo de tal assunto. E não te torna chato, o meu fala de moda, beleza, decoração etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia eu prefiro que o meu seja de variedades também, fica mais fácil pra escrever, mas confesso que quando quero entender de um assunto recorro aos de nicho.

      Excluir
  2. O meu é de assuntos do universo femino(variedades)
    Por isso escolhi o nome ''Blog da Marcy''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal... porque mesmo sendo de variedades você conseguiu dar uma afunilada (assuntos femininos) :)

      Excluir
  3. O meu é de nicho, mas não deixo de seguir e gostar de blogs de variedade... Eu falo sobre organização, e todo esse mundo de organização, envolve também algumas DIY, e acho que isso complementa o conteúdo, já que faço DIY em relação a organização e tal... Mas de vez em quando, dou uma fugidinha do assunto com pequenos textos de própria autoria. Se você se interessa pelo assunto, pode visitar quando quiser, beijos!! http://organizemais.blogspot.com.br/
    Cheguei agora no blog e gostei de alguns assuntos que você aborda, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor obrigada pela visita, assim que puder acessarei o seu pois adoro assuntos referentes a organização e DIY. Obrigada pelo convite, beijão!

      Excluir
  4. Eu comecei com o canal no youtube, fazendo tutoriais de maquiagens e penteados de personagens de séries (que é minha paixão), e como entendo um pouquinho de maquiagem, também faço tutoriais criados por mim. Mas considero meu canal/blog de variedades, porque quando tenho uma receita muito boa, divido com meus leitores, ou quando encontro uma Tag interessante gosto de responder também.
    Beijos Thainá.

    http://pricity.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho uma delícia poder compartilhar tudo que gostamos!! :)

      Excluir
  5. Ótima sua postagem, o meu é meio a meio, mas tento seguir o nicho dos marcadores, e ta dando muito certo, ou seja da para saber amigas quem visita sobre um tipo de assunto e quem visita sobre outro. Beijos
    http://www.brendachristine.com.br

    ResponderExcluir
  6. Na verdade escolher um único assunto, como você citou no começo, determina um segmento, não um nicho.

    ResponderExcluir
  7. O meu é de variedades, mas ultimamente tenho visto mais interesse das pessoas em temas específicos e acho que vou seguir essa linha <3
    To amando seu blog *-*
    maravilhosomundodeday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Thainá,

    Achei interessante as suas dicas de como atrair seguidores tornar o blog mais atrativo, vc me pareceu bem antenada e com um bom conhecimento a respeito do assunto, criei um blog de viagens recentemente, um assunto que já vinha pensando há um ano, gostaria da opinião de pessoas como você, que me parece conhecer bem sobre o assunto, gostaria de atrair seguidores que se interessam pelo assunto, se você puder me dar esse help, dando uma analisada no meu blog e dando sugestões, seria excelente.

    Desde já agradeço.

    Valeu ;)

    http://viajandoomundao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *