terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Começar pelo Blogger (blogspot) ou Wordpress?

Este é um questionamento bem comum de quem decidiu criar um Blog. Sendo que se percebe isto quando a pessoa é totalmente leiga em assuntos relacionados a Blogs. Geralmente quem entende bem de Blog e acompanha a tempos, tem experiência nesta área, já sabe bem por onde começar.

Começar pelo Blogger (blogspot) ou Wordpress?


Se você caiu aqui de paraquedas, não entende nada sobre Blogs, este post é pra você. Agora se você entende um pouco, continue por aqui também pois de repente alguma dica pode te surpreender.

Saibam que pra quem quer ter um blog profissional, é altamente recomendado que o Blog seja feito em Wordpress. Ele é mais completo, te oferece mais recursos que o Blogger e não dá erros como o Blogger apresenta. Porém, é bem complicado de se trabalhar com ele quando você não conhece. O Blogger é bem fácil, você o usa instintivamente. Se a intenção de seu Blog é ser apenas um passatempo, use o Blogger.

Agora minhas considerações: Defendo o uso do Blogger por algumas razões. A primeira delas é que é gratuito e bem simples de usar, você não vai precisar pagar ninguém pra que alterações básicas sejam feitas. Caso decida pagar, ainda sim é tranquilo. Quando você compra um layout por exemplo, dependendo dos itens adicionados ou removidos, as pessoas nem percebem que seu Blog é do Blogger. Um exemplo disto é a Navbar. Esta faixinha lá em cima no Blog. Isto é algo bem amador sabe, não pega bem, porque todos que a veem percebem que seu Blog é do Blogger e consequentemente não tão profissional.

Como fazer um blog

No entanto, ela pode ser removida, assim como 99% dos elementos que caracterizam um Blogger. Isto é minha defesa em favor do Blogger, é dizer que você consegue algo gratuito ou que gaste pouco de seu dinheiro sem parecer tão amador. Outra coisa que já citei anteriormente é o fato de pessoas criarem Blogs sem saber se vão dar continuidade, se querem isto mesmo pra sua vida. Imagina pagar alguém pra fazer um Blog pra você em Wordpress, gastar seu dinheirinho, pra daqui algumas semanas ou meses você enjoar? Não vale a pena.

Veja também:
Quero criar um Blog, e agora?

Ih agora, já criei meu blog! Calma: você pode mudar a plataforma dele. É possível sim você migrar seu blog de uma plataforma pra outra. Eu mesma pretendo migrar pro Wordpress, mas quero pagar alguém pra fazer isto, pois envolve alguns riscos. Como não quero me arriscar a perder meu conteúdo, prefiro que um profissional faça a tentar fazer por mim mesma.

Ih Thainá, você é hipócrita! Fala mal do Wordpress mas quer mudar pra ele...
Não é bem isto. Eu defendo que a pessoa que nunca trabalhou com Blogs e decidiu criar um, que comece pelo Blogger, mas profissionalmente falando o Wordpress é bem melhor.


Eu citei apenas estas duas plataformas acima pois não conheço outras. E ainda que hajam outras, acredito que estas sejam as mais "famosas". Sei que atualmente meu Blog possui elementos (como a Navbar por exemplo) que o deixam com uma carinha mais "amadora". No entanto, são elementos que quis manter por alguma funcionalidade ou até questões estéticas mesmo. Estou bem ansiosa pois recentemente comprei um layout personalizado (o que está aqui atualmente foi eu mesma que fiz), mas somente o layout, o Blog ainda continuará na plataforma Blogger. Quem souber algum profissional que faça a migração sem cobrar o olho da cara, me diga por favor. E vocês, o que acham deste assunto?

Beijos, Thainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *