segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Como evitar desperdícios no Natal?

Uma coisa muito comum, que já até virou motivo de memes e piadas, é a sobra de comida após o Natal em nossas casas. É normal fazermos aquela ceia imensa no dia 24 de dezembro, e ficarmos a semana inteira comendo as sobras, chegando no 5º, 6º, 7º dia sem nem aguentar mais olhar pra cara daquela comida.

Como evitar desperdícios na ceia de Natal?

Então pra evitar estes desperdícios, seja prático. Peça a cada pessoa (ou casal) que leve apenas um alimento. Faça uma lista das coisas que gostariam que tivesse na ceia. Mas faça tal lista reunido com os outros participantes pra assim não deixar nada de fora.
Normalmente no Natal está muito calor e a gente acaba não comendo tanto nesta data. Na minha família é assim. Nós fizemos uma lista mais ou menos neste estilo:

Eu: Torta de limão e uma refeição diferente (eu não gosto de comidas típicas de natal)
Meus pais e minha irmã: Chester, farofa e pudim de leite condensado
Minha avó e meu avô: Arroz de forno e tender bolinha
Minha tia (inclui o marido dela e dois filhos): Pavê.

Compraremos as bebidas também. A divisão é mais ou menos esta, ainda não está nada certo pois não sentamos pra conversar. Eu farei uma comida diferente que provavelmente será Lasanha. Meus pais acham que não combina com Natal, mas eu perguntei a eles se Jesus bebia cerveja... rs.




Eu sei que incluí mais de um alimento por família na minha lista, o que é errado, porém, convencer a todos é difícil. O que posso fazer é pedir que façam em menor quantidade.

Alimentos a serem preparados em menor quantidade:
  • Farofa
  • Arroz
  • Bacalhoada
  • Salada de feijão fradinho
  • Vinagrete (estraga rápido)
  • Maionese (estraga rápido)
  • Salpicão

Os pratos acima citados não serão feitos em minha família, mas mencionei porque é comum nas ceias brasileiras.


Você também consegue economizar dinheiro ao montar uma ceia com pratos que levem os mesmos ingredientes, exemplo, macarronese, salpicão, arroz de forno, etc. Doces a base de creme de leite e/ ou leite condensado. Ex: torta de limão, brigadeirão, torta prestígio, etc.

Enfim, espero que isto ajude a vocês e que tenham um ótimo Natal. Thainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *