quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que postar no Blog? Dicas pra sempre ter ideias de postagens

Esta é uma pergunta muito comum em grupos de Blogueiras, mas que nunca deveria ter sido feita. Por que você criou um Blog? Pra falar de um assunto, não é? Então já deveria ter em mente os assuntos a serem abordados. No entanto, é comum bater a falta de inspiração certas vezes. Também é comum pessoas quererem ter um Blog sem saber do que falar. Então vamos as dicas:

1 - Sempre anote tudo. Quando bate a inspiração, nem sempre temos um computador por perto, logo, anotar num caderninho é ideal.

2 - Programe seus posts: É comum também a inspiração chegar de uma vez só, como uma avalanche, e assim surgir diversas ideias. Nunca libere todos os posts de uma vez só, programe-os. No Blogger (blogspot) é só clicar em "Programar" na janela onde você cria a postagem.

O que postar no Blog? Dicas pra sempre ter ideias de postagens

3 - Esmiuce seu conteúdo: Quando você decidir abordar um assunto, veja em quantas partes ele pode ser dividido. Quanto mais melhor! Explore ao máximo todas as vertentes que um assunto pode render. Exemplo:

Dicas para cabelos >>> 
Dicas pra cabelos cacheados>>> 
Dicas pra cabelos cacheados e com luzes>>> 
Dicas pra cabelos cacheados, com luzes e retocados os brancos>>> 
Dicas pra cabelos cacheados, com luzes, retocado os brancos, com produtos da linha x.

4 - Não esgote seu assunto num post só: Esta dica é referente a anterior. Quando você esgota todo assunto num post só, você não terá mais do que falar nos próximos posts e ainda corre o risco de ficar um texto imenso que ninguém vai ler. Imagina se eu decidisse expor todas as dicas pra blogueiros aqui do Blog somente numa postagem? Não existiria esta série.

5 - Veja o que as pessoas querem: Além de dar ao leitor o que ele quer, você ainda terá como "reserva" as ideias que já teve anteriormente. Veja o que eles mais pedem e faça o melhor que puder.

6 - O que seus conhecidos querem: É normal muitas pessoas criarem blogs e o divulgarem somente pra desconhecidos na internet. Quem nunca começou um blog onde os familiares ou amigos só vieram tomar conhecimento tempos depois? Isto ocorre por vergonha ou receio de virar piada na família. Mas não se deixe abalar por isto: Blog é uma coisa séria e pessoas vivem disto. Com certeza algum amigo ou familiar irá te apoiar e, usar o que foi conversado nos últimos dias com eles como post, ajuda demais. Vou explicar: Observe as pessoas ao seu redor, e o que mais elas te solicitam. Ao invés de dar o que elas solicitam pessoalmente, dê via Blog. Ex: sua prima te pediu a receita da sua sobremesa. Ao invés de mandar ela anotar enquanto você fala, faça um post com tal receita e passe o link pra ela, assim algumas visualizações já estão garantidas.

7 - Leia outros Blogs: Esta dica é pra ser usada com cautela, pois quando lemos muito outros Blogs corremos o risco de imitá-los sem perceber. É claro que é bom ler pra ajudar na criação de suas próprias ideias, além de ficar por dentro dos últimos acontecimentos no mundo, mas use sempre suas palavras, suas fotos e, claro, sua personalidade. NUNCA COPIE!!!

8 - Leia seu próprio Blog: Quando lemos posts mais antigos, vemos os assuntos que já tratamos e deles pode surgir uma ideia. Seja algo novo ou até falar do mesmo assunto, mas com uma nova perspectiva. Sempre que ficar sem inspiração, leia seus posts mais antigos, com certeza tem algo por lá que vai te ajudar.

Leia também:
 Como aumentar o número de visitas em seu Blog?
 Como ganhar dinheiro com seu Blog?

E vocês, tem alguma dica pra sempre ter criatividade pra criar novos posts? Se sim, vou amar saber. Beijos, Thainá.

20 comentários:

  1. Legais as dicas. Mas é realmente complicado algumas pessoas ficam perguntando e pedindo ideias e não sabem sobre o que querem falar. Meu blog é hobby então só posto quando estou realmente com vontade. Mas geralmente são coisas simples que já fazia ou faço no próprio facebook.
    Adorei o post.
    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata que bom que gostou... :)
      Quem leva o blog como hobbie realmente não precisa se preocupar tanto com isso... beijocas!

      Excluir
  2. Suas dicas são muito boas e válidas! Uma coisa que sempre faço também: Me desligo do mundo virtual. Um dia, estava sem saber sobre o que escrever e acabei indo para os Correios porque precisava. Chegando lá vi uma cena que me fez ter o texto inteiro na minha mente. Quando voltei pro pc, já tinha a ideia praticamente pronta. Observar ao seu redor também dá muita inspiração.

    http://www.bilhetedagarrafa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiany, curioso que eu também sinto mais inspiração fora do que dentro do mundo virtual. Beijos!!

      Excluir
  3. MEU DEUS! adorei as dicasssss, adorei teu blog, adorei tudo!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post! Sigo todos esses "procedimentos" já, e, às vezes fico parecendo uma maluca cortando uma conversa porque tive uma idéia e tenho que escrever na hora no meu caderninho, senão esqueço hahaha
    Beijinho e super obrigada novamente pela ajuda com o Youtube!
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mag eu nunca cheguei a fazer isso, mas é uma boa ideia, se a pessoa com quem eu estiver conversando não se importar... hahahaha... Beijos!!

      Excluir
  5. Ótima série de blogueiros, to lendo todos! hehehehehhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, mas você nem precisa muito porque seu blog já é ótimo!

      Excluir
  6. Adorei suas dicas, pois estou começando um blog depois de alguns anos fora do mundo dos blogs e estou meio que enferrujada para novos posts. Vou ler seus outros posts dessa série, tenho certeza que serão muito úteis para mim. Beijos.
    gislainediasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como faz para curtir 10000000 amei todas as dicas li todos os posts kkkk ❤️❤️ Pena que não consigo seguir pois sou do WordPress 😔 mas vou estar sempre entrando agora amei demais seu blog tudo muito bem elaborado 😊❤️ Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, pode curtir a Fanpage que sempre posto as novidades lá... beijocas, feliz que tenha curtido :)

      Excluir
  8. Adoreeeei as dicas!
    Concordo com tudo que você falou, principalmente sobre dividir alguns temas.
    Seu blog é uma gracinha, parabéns! :)

    ChamandoChuva

    ResponderExcluir
  9. Oi Thai,
    Primeira vez aqui e já amando tudo, vou voltar mais vezes com com certeza <3 Sobre o post eu sigo todos as dicas e sempre ajuda mesmo.

    Beijos da Thay :*
    http://www.decorpenduricalhos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thay!!! fico feliz que as dicas tenham ajudado

      Excluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *