terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como atrair seguidores/ inscritos/ curtidas no Blog?

Bem, se eu fosse uma expert pra falar desse assunto, o Blog aqui estaria bombando de seguidores... rs. Mas decidi fazer este post assim mesmo pois os seguidores que tenho representam muito pra mim. Como eu disse neste post aqui, cada blogueiro decide o que é melhor pra si e investe em uma determinada rede social. A que eu mais prezo é a Fanpage (curta por favor rs), então, pra mim, mensurar o andamento do meu Blog está associado aos números da Fanpage. Cabe a você decidir qual melhor rede social pra investir em seu Blog.

Como atrair seguidores no Blog

O grande problema é que muita gente só pensa nos números. Sendo que hoje em dia existem práticas que te acrescentam muitos números, e somente eles. O mais importante de um Blog sempre será seu conteúdo, e em segundo lugar, a interação que há com os leitores. O blogueiro é um formador de opinião e pode influenciar pessoas. Quanto mais interação os leitores tem com ele, mais influente ele é. Que adianta um blog com milhões de seguidores e zero comentários? Ou comentários que nada acrescentam ao post, pedindo pra seguir de volta? Será um blog vazio. Então, invista sempre em ter o melhor conteúdo possível, de forma autoral, e em segundo lugar, em trazer as pessoas para seu blog e torna-las seus seguidores fiéis incentivando a interação.

Já postei aqui meios de divulgar o Blog mas hoje eu vou falar de números. Mesmo tendo consciência que interação é mais importante que números, as mídias sociais, empresas e etc pedem que você tenha um número razoável de seguidores. Ainda que sejam seguidores fantasmas, há aquela esperança de que alguém verá e se interessará. Não sou contra trocar seguidores pois pra quem está no início, é difícil achar seu lugar ao sol. Porém, a pessoa deve ver aí uma oportunidade de mostrar seu trabalho e sua voz. Sempre bato na tecla que o conteúdo é tudo! Se for pra trocar seguidores, tente torná-lo seus leitores.

Vou citar alguns meios que trazem seguidores a seus blogs:

- SDV (sigo de volta/ troca de seguidores): Como falei anteriormente, não sou contra a troca de seguidores, porque mal ou bem é um meio de divulgar, a pessoa acaba conhecendo seu conteúdo. No entanto, isto não é o ideal pois só te acrescenta números e não interação.

- Sorteios/ Concursos Culturais: Este é outro meio de atrair seguidores que dá certo. Mas não crie sorteios com um milhão de regras. Isto é chato, e afasta as pessoas que você quer atrair. Também tome cuidado com sua taxa de rejeição

- Boca a boca: A maioria das blogueiras tem vergonha de mostrar seu conteúdo pra família e amigos, mas desde que resolvi mostrar e divulgar pra eles, pedindo ajuda mesmo, na cara de pau, meu blog cresceu muito. Vá em seu chat e converse, um a um, com seus amigos e familiares com quem você pode contar, e diga que trabalha com seu blog, que é importante pra você e peça para a pessoa te curtir (ou se inscrever em seu canal, tanto faz). Pedir a estas pessoas me trouxe mais retorno positivo que negativo. Imaginei que certas pessoas não iriam levar a sério e fazer piadas sobre o assunto, mas muitas pessoas respeitam e até gostam. Hoje em dia tenho parentes que até sugerem pautas pro blog. Legal né? Só não seja chato. Eu só peço uma vez, se a pessoa curtir tudo bem, se não, amém.

- Compra de seguidores: Até pouco tempo atrás eu nem sabia que era possível "comprar" seguidores, mas acredite: existe empresas que trabalham com isto. De todas as práticas, a que eu acho mais detestável é esta. Pra mim é como se enganar. Mas pra não dizer que só falo mal, eu diria que o único lado bom disto é atrair seguidores, pois há muita gente que deixa de curtir/ seguir um blog pois este apresenta números baixos.

Enfim, como vocês fazem pra atrair seguidores ao blog? Tem alguma dica infalível? Se tiverem, comentem abaixo por favor!!

Imagem: http://vascomarques.com/redes-sociais/

2 comentários:

  1. Acho que não há nenhuma dica infalível, acho que é mesmo ser persistente sem se ser chato e com o tempo vai-se angariando leitores fiéis.
    Mas você referiu aí uma coisa que é uma realidade dura que tem a ver com os números baixos e isso é uma coisa que eu tenho notado até entre blogueiras, o meu blog tem mais de 6 meses mas por ter poucos seguidores (ou quase nenhuns) parece que fica num patamar de "não interessa" para essas blogueiras. E na fanpage igualmente.

    Onde vou tendo mais sucesso surpreendentemente é no instagram.
    Beijos e sucesso. :)
    http://missmargotdominique.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já não curto muito instagram, mas estou pensando em criar só por causa do Blog. Beijos!

      Excluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *