terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mais Dicas pra quem quer Gravar Vídeos pro Youtube e Direitos Autorais em músicas

Neste post aqui mostrei algumas dicas pra quem quer filmar vídeos e compartilhar no Youtube, visando crescimento do Blog/ Canal. Hoje vim compartilhar mais algumas dicas que esqueci de pôr no post anterior.

1 - Filmando crianças: Ao filmar os baixinhos, se abaixe e fique na mesma altura deles, não filme de cima pra baixo, fica horrível. Não corra com a câmera atrás deles, no máximo use zoom.

2 - Direto ao ponto: Comece o vídeo cumprimentando o expectador, mas vá direto ao ponto. Não se explique demais. Caso não comece direto ao ponto, saiba que você tem apenas poucos segundos pra prender a atenção do expectador. Deixe maiores explicações pro final.

Sobre direitos autorais Youtube

3 - Nunca clique em seus próprios anúncios nem peça cliques: Quem tem o canal do Youtube monetizado, apresenta propagandas ao lado do quadro do vídeo, e caso alguém clique, a pessoa recebe dinheiro por isto. Este é o famoso serviço Google Adsense (falei dele aqui neste post) porém, quando ele começa a funcionar, saiba que é terminantemente proibido clicar em seus próprios anúncios, e pedir pra clicarem também. Os robôs do Google identificam o IP da máquina de onde os cliques são enviados e com isto encerra o serviço do blogueiro/ youtuber.

4 - Estabilize seu vídeo: Vídeos onde há muita tremedeira podem ser estabilizados direto no Youtube. Existe uma ferramenta pra isto que ajuda, caso a tremedeira não seja muito intensa. Se for, a ferramenta de estabilização só piora. Tome cuidado! Algumas câmeras mais modernas possuem esta ferramenta de estabilização também, explore sua câmera e descubra.

5 - Cuidado com vinhetas: Como disse no item 2, seja direto, pois você tem apenas poucos segundos pra manter a atenção do expectador. O ideal é que a vinheta de seu canal não ultrapasse 8 segundos.

6 - Remova as barras laterais: Nosso padrão atual de TV é 16:9. Esta medida mais retangular substituiu as medidas antigas 4:3 das antigas TV's de tubo, mais quadradas. O que isto tem a ver com o Youtube? Tudo! Se você tiver uma TV moderna em casa (16:9), ela provavelmente exibirá programação em HD (ou Full HD). Porém, se você colocar pra assistir, por exemplo, uma novela antiga, note que nas laterais da imagem ficam duas barras pretas desse modo:

Dicas pra quem quer Gravar Vídeos pro Youtube

Quando na verdade, o ideal é que a imagem de seu vídeo cubra toda a tela, ou seja, esteja em proporção 16:9.

Dicas pra quem quer Gravar Vídeos pro Youtube

As vezes acontece também da tela ficar com barras na parte de cima e na parte de baixo do vídeo, mas também fica muito feio. Para que não fique assim, é necessário que sua filmagem seja em HD e você configure em sua própria câmera as medidas. Caso sua câmera ou celular não filme em HD, os editores de vídeo trazem esta opção de configuração também.

7 - Fade in e Fade Out: Já notaram que alguns vídeos do Youtube começam com uma pequena musiquinha instrumental antes da pessoa começar a falar? Esta musiquinha muitas vezes é cortada do nada e entra a voz da pessoa, dando um susto em quem assiste. Para acabar com isto, use as ferramentas Fade in e Fade out do seu editor de vídeos. A mais adequada a este caso é a Fade Out pois ela regula o final da música. Não entendeu nada? Vou dar um exemplo: Começou a introdução do vídeo com uma musica. Ela deve ir abaixando aos poucos para se iniciar a fala da pessoa, de modo suave, para que não haja um corte brusco do nada.

8 - Músicas ao longo do vídeo: Já vi muitos vídeos em que na parte que a pessoa fala, está um volume, e ao entrar uma música, o volume está nas alturas. Sendo assim, estabilize o volume para igualar e não pegar quem está assistindo de surpresa. Muitas pessoas estão assistindo de fone de ouvido, e isto é um grande incômodo.

9 - Direitos autorais das músicas no Youtube: O Mister Youtube está cada dia mais exigente com esta questão de direitos autorais em músicas. Entenda que TODA música possui direito autoral, o que acontece é que alguns autores permitem que suas criações sejam usadas, e outros não. Quando você recebe uma notificação de Direito autoral, é porque o autor daquela música não permite. Outra coisa também é que o Youtube até permite que você use músicas protegidas por direitos autorais, no entanto, deve-se usar no máximo 10 segundos em cada vídeo. Por via das dúvidas, use as músicas da biblioteca do Youtube, assim não terá erro. Sei que não são músicas muito legais, mas melhor que nada.

Espero que tenham gostado das dicas, e se tiverem canal no Youtube, comentem abaixo que quero conhecer o de vocês.

Imagem: O Globo

7 comentários:

  1. Oi Thainá, adoro os seus post :)
    Já anotei várias dicas aqui para fazer meus vídeos melhores, já que começo essa semana com meu canal.
    Também não gosto quando as pessoas enrolam muito no assunto :P

    beijos :*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raissa, espero que ajude nos seus vídeos sim!! beijão

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Estou com um projeto pra começar no youtube, mas ainda estou meio insegura. Então, todo conhecimento é bem vindo \o/

    http://www.bilhetedagarrafa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Tu manja muito! Tenho um Canal já faz um tempo mas agora que estou pegando mais firme. Vou ficar ligada no seu blog muitas dicas boas! (Eu n vi só este post) Sério, gostei mesmo! Beijão!


    http://modaemlink.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ellen, me sinto super feliz com os elogios, tenho certeza que seu canal ficará o máximo também... muito obrigada mesmo... beijão!

      Excluir
  4. Oii, amo seus posts! Me ajudam muito, tenho meu canal, mas ainda estou meio insegura para postar o primeiro vídeo.

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *