quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Fanpage: Como atingi 80.000 seguidores em um mês

Resolvi fazer este post pra dar satisfações a alguns leitores e também pra ajudar muitas pessoas. Vou tentar resumir o máximo possível porém, sei que talvez o texto fique um pouco extenso.

Quem me acompanha desde sempre sabe que eu "blogo" desde de 2011 e nunca parei. Por muitos momentos eu postava menos mas nunca saí completamente do mundo dos blogs e das redes sociais. Eu amo fazer isto e seria muito bom viver disto também.

Desde sempre quis construir um público e tirar sustento desta profissão. Com isto, tentei (quase) todas as táticas possíveis de divulgação e (quase) todos os meios de atrair as pessoas a este cantinho. Sempre me policiei pra não ser anti ética na internet porque também não queria atrair as pessoas com uma coisa negativa.

Outras blogueiras também me procuram bastante pedindo dicas pra desenvolver um blog e por isto eu fiz uma série aqui chamada Dicas pra Blogueiros. Tem tudo que deu certo comigo, então, não deixe de dar uma conferida.

Mas vamos ao principal: E a Fanpage?

Como melhorar/ crescer Fanpage

Primeiramente vamos entender uma coisa: Fanpage, Canal do Youtube, Instagram, Twitter, Blog, é tudo a mesma coisa, ok? TODOS eles são blogs, a única coisa que muda é o tipo de apelo. Quando você vai pesquisar algo científico, pesquisa de escola, onde você vai primeiro? No Google, é claro! E um post no Instagram, por exemplo, vai te passar alguma credibilidade pra este tipo de pesquisa? Lógico que não, porque o Instagram é uma rede social toda voltada pra fotos e imagens, vende uma vida "conceitual", não tem nada a ver com pesquisa escolar. Outro exemplo: Você quer aprender a fazer um tipo de artesanato e precisa do passo a passo. Você pode achar um passo a passo em fotos super legal no Instagram, mas se tiver ele em vídeo no Youtube, não é muito mais fácil? Ou seja, cada rede social tem um foco, você precisa entender ele. Um belo exemplo é o Hugo Gloss, que fala sobre fofocas e celebridades. Ele tem um blog porém, começou no Twitter, onde a pessoa só pode postar até no máximo 140 caracteres, o que é perfeito para frases engraçadas que chamem atenção, tudo a ver com o trabalho dele.

Após entender o foco de cada rede social, você tem que escolher a que gosta mais e que mais tem a ver com o seu nicho. Alias, ter um nicho específico é MUITO importante (leia mais sobre isto aqui).

Agora, por que minha Fanpage deu este salto imenso: não existe uma resposta exata, acho que a soma de alguns fatores contribuíram. Tudo começou quando decidi postar diretamente na Página os vídeos que ensino receita. Quem me acompanha a tempos sabe que faço vídeos de receita a um bom tempo, mas antes eu postava no Youtube, e na Fanpage, o link do vídeo. Mas agora eu posto a receita diretamente lá e isto fez as curtidas passarem de 700 e poucas para quase 80.000 em um mês.

O que pode ter ocorrido pra este crescimento:
  • No Facebook os vídeos começam a rodar automaticamente (sem áudio) mesmo que a pessoa não tenha clicado. Se ela ver um pedacinho que seja do seu vídeo, já desperta a curiosidade.
  • Muitas operadoras de celular limitam o acesso de quem acessa através de planos 3G, ou seja, acessar o Facebook não é cobrado na franquia das pessoas.
  • As pessoas acessam o Facebook diariamente pra saber da vida dos outros, entrar em contato com as pessoas próximas, com isto, já deixam logado o aplicativo em seus celulares e em seus computadores.
  • As pessoas no Facebook não tem preguiça de comentar, já em outras redes sociais sim. Alias, no Face, as pessoas fazem até questão demais de comentar (se é que vocês me entendem... huahaha)
  • O Facebook está querendo se tornar um novo Youtube, ele se organizou de um modo bem parecido, permitindo que você use miniaturas personalizadas em seus vídeos, organize-os em playlists, mudou sua configuração para que haja mais facilidade na edição dos vídeos postados, enfim, ele não limita o alcance dos vídeos como limita dos links e fotos.
  • Todo vídeo que posto, eu tento fazer de modo mais rápido possível pois as pessoas não tem paciência para coisas longas. E sempre digo ao final do vídeo que, se a pessoa quiser mais vídeos como aquele, que curta a página.
  • Criar um padrão nos vídeos me ajudou muito, com início, meio e fim. No início mostro a receita e o nome, o meio é o passo a passo, e o fim é o resultado e o pedido de "like". É legal filmar sempre com as mesmas coisas, nos mesmos "cenários", isto faz as pessoas lembrarem melhor de seus vídeos.
  • Tive um vídeo que alcançou a marca de 1.000.000 de visualizações, então, neste caso, acho que foi um pouco de sorte também.

Enfim, estou comentando com vocês o que aconteceu comigo e pode ter contribuído para o crescimento da Page, mas isto não quer dizer que se você fizer igual dará certo. Cada pessoa tem seu ritmo, seu estilo, e cada conteúdo a ser compartilhado tem um modelo ideal a ser investido, o que não significa que tal modelo seja o único.

Algumas pessoas me acusaram de comprar seguidores, mas eu nunca faria isto. Sempre fui contra porque acho que é um meio da pessoa se enganar. Além disto, estou desempregada, nem tenho dinheiro pra isto. Ainda que eu comprasse, não teria como comprar interação (que tem sido ótima). Alias, tenho recebido várias fotos dos leitores reproduzindo as receitas... Se eu pagasse pra isto eu teria que ser milionária né... huahauhaha.

Enfim, esta foi minha experiência, e eu espero que ajude vocês. Quero agradecer demais ao pessoal da Página que o carinho tem sido imenso... Estou muito feliz!

42 comentários:

  1. Preciso usar melhor as ferramentas, como vc mesma disse no facebook as pessoas tem menos preguiça...
    Vou tentar postar mais vídeos na fanpage tbm
    Ótimas dicas!
    Beijos
    www.blogweneedit.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a dica, ela abriu meus olhos pra forma como estou trabalhando na divulgação da minha página, obrigada, beijos
    http://8outubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Talita. Tem coisas que as vezes estão a nossos olhos e não percebemos.

      Excluir
  3. Oiieee! Pelo visto assim que tiver uma trégua na batalha vou ter que vir buscar mais dicas, está difícil encarar essa blogosfera.rsrs
    Lindo blog! Linda fanpage! Voltareiiiii!!! bj
    *Através do grupo

    www,pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  4. AMEI de mais seu post. Eu já tinha visto vc falar isso lá no grupo e tentei fazer e deu mega certo. Meu vídeo teve mais acessos que no próprio youtube. Muuito obrigada mesmo pelas dicas. Vou tentar fazer isso mais vezes na minha fan page. OBRIGADA ♥
    www.sugerindobeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor, eu já tinha falado lá antes, mas ainda não tinha dado um mês que eu mudei de estratégia, queria ter certeza antes de postar aqui hehee... dá certo mesmo :D

      Excluir
  5. Arrasou
    Parabéns, sentia o mesmo, mas depoia que voce teve resultado. Agora tenho certeza. Quanto a comprar seguidores, também sou "do contra" um beiho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por essa conquista!
    Que continue crescendo mais e mais!
    Suas receitas são um sucesso!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!!!! realmente acho que vai me ajudar a crescer minha fã page!!! Eu não costumo gravar videos pro YT, mas é um veiculo interessante!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tuane vale a pena investir.... os vídeos atiçam muito a curiosidade das pessoas

      Excluir
  8. Adorei o post. Já tinha visto você comentar lá no grupo. Estou pensando em.postar no YouTube e postar uma parte ou o mesmo vídeo mais com uma nova edição especial para o facebook. Beijos flor
    www.flocosdemenina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz isso que ajuda muito, pelo menos no Face está garantido bastante views

      Excluir
  9. Adorei! Suas dicas são ótimas e claro, vou tentar fazer tudo certinho, beijos voltarei aqui sempre.
    www.deivysonluan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar a vontade pra voltar, será sempre bem vindo ;)

      Excluir
  10. Obrigada pela valiosa dica! Ampliou meus horizontes! Sucesso pra ti. Vou fuxicar mais o seu blog. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, adoro ler isto, fazer as pessoas verem as coisas por outros ângulos

      Excluir
  11. Muito interessante, sou blogueira desde os 11 anos de idade ( da época que era diário mesmo) e em 2013 eu estava crescendo MUITO.. porém, tive alguns problemas pessoais e acabei me afastando desse mundo, o que foi péssimo. Agora estou voltando e estou tendo uma dificuldade enorme em fazer crescer o blog :/ mas, como diz o ditado, de pouquinho em pouquinho a galinha enche o papo! Sucesso sempre <3

    Beijos,
    www.bloghelenacampos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas, vou praticá-las...Obrigada por compartilhar! Bjus e boa sorte com seu blog/canal.

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas!! Estou querendo gravar para o yt, mas não sei vai dar certo!! O ramos de dicas de casa e decoração, exige mais de um cenário e não consigo me organizar para isso!! Se puder me ajudar neste ponto, fico grata!
    Bjos
    Lissa,
    http://esposacacheada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lissa, existe uma máxima que diz que nunca haverão condições 100% favoráveis para qualquer projeto que você quiser iniciar. Melhor começar com o que tem, fazendo o que for possível, que a vida se encaminhará de te mostrar os caminhos :*

      Excluir
  14. Oi Thainá, amei as dicas, confesso que já tinha pensado em postar mais vídeos na pagina, mais nunca animei, agora com suas dicas, vou me esforçar mais par postar, obrigada pela postagem e incentivo, foi ótimo ler o poste e sentir sua felicidade com a conquista, não se preocupa com os maldosos que falam que foi comprado só para te desanimar, continue firme, porque você esta no caminho certo!
    Deus te abençoe linda!
    Beijo enorme no seu coração e muio mais sucesso com sua page e o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, se eles vissem minha conta bancária mudariam de opinião na hora kkkkk obrigada pelo apoio e pelo comentário... beijão

      Excluir
  15. Vou colar nessas dicas suas achei bem interessante seu ponto de vista em relação a focar em uma rede social vou começar a pensar nisso acho que tem tudo para dar certo.

    Bjos linda e parabéns pela conquista.

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  16. Vou começar a fazer isso! Fico muito feliz com o seu sucesso e estou me inspirando em voce viu!!
    Vou seguir suas dicas!!!
    Um beijao linda!
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, muito obrigada. Nunca achei que um dia iria ouvir isto, que sou inspiração pra alguém :)

      Excluir
  17. Suas observações acerca do crescimento da sua fan page foram ótimas!!
    Vou seguir algumas das dicas para as quais nunca tinha me atentado antes.
    Sucesso, flor! E parabéns!! <3
    Beijão

    www.thebrubs.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna, espero que dê certo com você também ;)

      Excluir
  18. Parabéns!!! Ótimas dicas, ganhou mais um like haha, amo receitas gostei do blog e da pagina... beijos
    http://modismodeluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Seu blog é um amor e parabéns pela conquista! É possível ver pela sinceridade que você escreve que não compraria seguidores. Vou dar uma olhada na categoria de dicas para blogueiros, acho que vai me ajudar bastante! Hahaha!

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ajude sim... quem dera eu ter grana pra isso huahuahhaahaha

      Excluir
  20. Muito legais as suas dicas!!! Já assisti uma palestra do Juliano Kimura, ele já foi palestrante do proprio facebook...e ele falou dessa questão dos vídeos, do face aumentar o alcance deles em relação às outras publicações justamente por querer competir com o youtube. Então eu acho realmente que eh um ótimo momento para alavancar a página usando essa estratégia!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vídeos no face estão super em alta, só falta monetizarem huahuahahaha

      Excluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *