domingo, 27 de dezembro de 2015

12 passos para divulgar seu negócio no Facebook com SUCESSO

Ultimamente muitas pessoas tem me procurado pedindo dicas e perguntando como minha Fanpage cresceu tanto nos últimos tempos. Já fiz dois posts sobre isto, então, veja:

Como atingi 80.000 seguidores em um mês
Crescimento da Fanpage - Parte 2

Mesmo com as postagens acima sendo bem claras, ainda restam dúvidas, e, pessoas que usam o Facebook pra promover seus negócios, tem me procurado pedindo dicas. Como cada negócio tem uma característica, vou colocar somente dicas genéricas que ajudam a todos.


  • Nunca use fotos e vídeos de outras pessoas/ negócios: É muito decepcionante pro cliente ver uma foto e quando comprar, ser algo totalmente diferente.
Divulgando seu negócio no Facebook

  • Invista nas fotos: Você não precisa ser nenhum profissional de fotografia, basta analisar alguns detalhes. Fotos à luz do dia, num cenário "limpo" e organizado fazem toda a diferença. Colocar um pouco de personalidade nas fotos ajuda muito. Quando eu tiro foto de algum prato que preparo, por exemplo, sempre coloco um jarrinho de flores, ou alguma coisa fofa de fundo, para as pessoas lembrarem de mim e do meu negócio. Mas cuidado, pois o principal sempre deve ser seu produto, e não estes detalhes.
  • Invista em VÍDEOS: O Facebook é uma empresa, e como toda empresa, visa lucros. A minha página, por exemplo, tem mais de 140.000 seguidores, mas, cada vez que posto algo, só chega a cerca de 10.000 seguidores. Decepcionante, não? Acontece que o Facebook quer que você pague $$$ para que mais pessoas vejam as publicações, através de impulsionamento. Isto não acontece tanto com os vídeos. Como o Facebook pretende ser o novo Youtube, ele não limita tanto o alcance dos vídeos postados diretamente nele, logo, apostar em vídeos é uma ótima opção, e eu expliquei melhor sobre isto aqui.
  • Atenção aos horários: Todas as redes sociais tem horários de pico, ou seja, horários que as pessoas mais acessam, então, pesquise sobre isto e comece a fazer sua propaganda nestes horários. No Facebook é terça, quarta e quinta, de 12:00 as 18:00h, mas em outras redes sociais isto varia. E falta de tempo não é desculpa pois você pode postar qualquer coisa na sua Fanpage/ Perfil e programar para ir ao ar no horário que quiser.
  • Deixe seus contatos visíveis: Aproveite a Capa do seu perfil ou sua Fanpage e use uma imagem que tenha seus contatos, como telefone, e-mail, endereço, redes sociais, etc. Veja abaixo a capa da minha Fanpage e os contatos do Instagram e meu telefone bem visíveis.
Divulgando seu negócio no Facebook

  • Responda todos os comentários possíveis: Sempre que alguém comentar em suas publicações, seja cordial, agradeça, responda dúvidas. Além de se mostrar uma pessoa mais gentil, você ainda estará mantendo sua publicação sempre visível, pois a cada curtida e cada comentário, mais pessoas visualizarão. Respostas criativas, carismáticas e sem grosseria fazem toda a diferença ;)
  • Organize sua Fanpage: Dependendo do tipo de negócio que você tem, crie "Álbuns" para mostrar cada produto. Simplesmente postar a foto na linha do tempo cria uma certa desordem. Muitas pessoas aqui sabem que estou vendendo meus doces e salgados, então, se você entrar na minha Fanpage pra ver quais produtos estão disponíveis, você verá um álbum "Bolos", um álbum "Encomendas de Ano Novo", cada álbum bem organizado. É muito indicado organizar sua página por um computador, pois certos recursos de organização não estão disponíveis para celulares e tablets.
  • Ouça seus clientes: Pergunte a seu cliente o que ele achou do produto/ serviço, saiba ouvir críticas construtivas. Em casos que ele gostou, peça para ele colocar uma avaliação na sua página. É muito bom receber 5 estrelas, pois o boca a boca é a propaganda mais eficaz que existe.
Divulgando seu negócio no Facebook

  • Seja claro com seus valores e especificações: Não tem nada mais desanimador que ver produtos a venda no Facebook e o preço ser "por inbox". Parece que quem está vendendo vai colocar o preço de acordo com quem pede "este aí tem cara de rico, este aí tem cara de pobre"... Coloque os detalhes do produto e o preço!
  • Utilidade para parentes e amigos falsos: Basta você postar qualquer coisa pessoal no seu Facebook que vem uma galera se meter. Aproveite esse pessoal que ama se meter na sua vida e peça para comentar, curtir, compartilhar tudo de sua rede social, pois assim arrumamos utilidade para estas pessoas. Muita gente diz que tem vergonha de mostrar seus blogs, canais, para a família, mas tem gente que fala mal de qualquer coisa sem motivos, então, aproveite e cresça seu ibope... huahuhaha. Não é uma prática muito "bonita" mas sempre que postar algo sobre seus negócios, marque o nome da família toda, assim, todo mundo verá.
  • Invista no Instagram: É uma rede social grátis e muito fácil de mexer, então, vale super a pena criar um perfil pra divulgar por lá. Use e abuse das hashtags, pois elas ajudam muito. Além disto, pesquise sobre os horários de pico também.
  • Faça sorteios e concursos: Para atrair mais curtidas e possíveis clientes, faça sorteio de seus produtos de vez em quando, pois isto fará conhecerem melhor seu trabalho. Coloque como regra de participação que "curtam" sua página, mas não coloque regras demais pois isto mais afasta que atrai as pessoas. Use uma imagem bem chamativa para que todos se sintam tentados a participar.
  • Agregue vantagens a sua página/ perfil: Ninguém se interessa em curtir uma página que só tem propaganda. A cada propaganda que colocar, tente criar um conteúdo (texto, vídeo, foto...) que "ensine" algo as pessoas, que passe uma dica legal, de preferência, algo a ver com seus negócios.
  • Por que Facebook? Você pode até usar outra rede social pra promover seus negócios, mas o Facebook é uma das poucas que todos acessam todos os dias, comentam em tudo que veem pela frente, e está presente na vida da maioria dos brasileiros.

Enfim, espero que tenham curtida essas dicas. Beijos, Thainá.

2 comentários:

  1. aaaaaah sou eu ali <3 adorei as dicas! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado das dicas, e que todas deem super certo pra ti... beijos!!

      Excluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *