sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A superioridade da mulher casada e da maternidade

Resolvi escrever sobre isto após me deparar com esse meme no Facebook:


Traduzindo: criou-se este meme porque acham que só quem é agraciada pela maternidade tem 100% de seu tempo ocupado, e quem não tem filhos vive no ócio.

Pra começar: muitos aqui sabem que já fui Au pair (babá) e tomava conta de 4 crianças... QUATRO crianças. Além disto, eu ainda tinha que "manter" a casa arrumada, porque a mãe destas crianças achava que era possível ter um sofá de veludo branco com QUATRO (sim, quatro!) crianças dentro de casa + um cãozinho.

Até aí tudo bem, eu era paga pra isto, não fazia mais que minha obrigação. Mas desde quando cuidar de seus próprios filhos virou favor? A mulher vai lá, tem filho, e fica se vangloriando em rede social por cuidar deles. Minha filha, você está fazendo o que é obrigação sua e do pai da criança, apenas isto.

Criar filhos não é fácil, com certeza, mas sabe que mais não é fácil? Pegar 3 conduções lotadas até o trabalho, acordar às 4:00h da manhã para realizar trabalhos braçais, agropecuários, construção civil, etc. Sabe que mais não é fácil? Fazer tudo isto e no final ter que ir para a faculdade que você não pode fazer durante o dia pois precisa de dinheiro pra pagá-la. Chegar em casa e ainda ter que preparar janta quando já queria estar dormindo pra fazer tudo novamente no dia seguinte.

Uma das coisas que mais me incomodam são pessoas que diminuem as "lutas" das outras. Cada pessoa tem seu tempo, sua história, seu ritmo e só ela mesma sabe pelo que já passou. Não ache que, só porque pôs um filho no mundo, você é melhor que alguém. O mesmo vale pra quem é casada. Ás vezes comento com amigas solteiras que o casamento é diferente do namoro, mas evito porque não quero parecer estar diminuindo alguém. Saliento que é diferente, mas não julgo ser melhor nem pior.

Você sabia que se gabar por ser mãe e cuidar de seus filhos fomenta atitudes machistas? Uma das raízes de uma sociedade machista é acreditar que a mulher só é completa ao ter um marido e filhos ao lado. Este tipo de pensamento é totalmente retrógrado e oprime a liberdade da mulher de uma maneira que podemos ver na prática. Quem solteiro/ sem filhos nunca se sentiu ofendido com estes discursos que nos faz acreditar ter uma vida fácil somente por não ter cria/ marido? Minha irmã é enfermeira e rala muito mais que algumas mães que conheço. Ela faz plantão na madrugada com vários doentes sob sua responsabilidade, enquanto vejo algumas mães postando foto tomando banho de piscina com o filho. Não estou condenando quem se diverte com seus filhos e sim as chatas de plantão que se fazem de vítima de uma situação que foi escolhida. E nem vem com papo de que "não sei porque não tenho filhos". 

Não seja esta pessoa ;)

Beijos, Thainá.

Um comentário:

  1. Que texto mais maravilhoso!
    'Te conheci' hoje e já é uma das minhas pessoas preferidas hahaha
    Eu, como mulher que nunca quis ter filhos e não tem nem namorado aos 25 anos, entendo perfeitamente tudo o que escreveu aí.
    Me senti compreendida e abraçada, obrigada! haha

    ResponderExcluir

Mensagens mal educadas não serão aceitas *