quarta-feira, 23 de março de 2016

Tipos de Chocolate e suas diferenças

Esta postagem será especialmente para a Páscoa que vem aí, explicando a diferença entre os Tipos de Chocolate e como manuseá-los, bem como a diferença entre Bombons e Trufas.

Quando você vai fazer trufas ou bombons caseiros, primeiramente você deve saber a diferença entre tais e a diferença nos tipos de chocolate que temos disponíveis no mercado.

Tipos de Chocolate e suas diferenças


Barras de chocolate fracionado/ cobertura
Estes chocolates são os mais usados na culinária pois são mais baratos e mais fáceis de se usar: não necessitam de temperagem (choque térmico) e tem maior resistência ao calor, pois em localidades muito quentes (como o Rio, onde moro), os chocolates puros derretem com muita facilidade.

Para utiliza-los basta derreter em banho-maria ou no microondas (mexendo de 30 em 30 segundos). Nunca derreta diretamente numa panela pois queima e estraga o chocolate.

Eles são ideais pra fazer-se bombons recheados, bombons trufados, recheios de bolo, ovos de páscoa de colher, etc. Não aconselha-se usa-los puro, como em pirulitos de chocolate por exemplo, pois tem um leve gosto de gordura hidrogenada, já que sua porcentagem de cacau é baixa (daí seu valor ser mais baixo). A regra é: se tiver um acompanhamento ao chocolate, pode usar sem medo ;)

Barras de chocolate puro
O chocolate puro é ideal pra usar em situações que usamos SOMENTE ele. Nesta páscoa há pessoas vendendo "cenourinhas de chocolate" que são chocolates puro em forma de cenoura. Assim, devido a ausência de algum acompanhamento, o ideal é usar chocolate puro mesmo.

Ele também é recomendado ao fazer bombons ou barrinhas crocantes, como as com flocos de arroz, por exemplo, pois não murcha. Para isto, você deve derreter o chocolate (da mesma forma que o fracionado) e ao retirar, ainda quente, dar um choque térmico em água gelada.

Tenha cuidado ao dar o choque térmico pois se estiver gelada demais ou ficar muito tempo, pode endurecer o chocolate e você não conseguirá manuseá-lo. O ideal é que ele chegue a 28ºC pra começar a ser manuseado, no entanto, nem todos tem termômetro em casa, então a dica é observar quando ele começar a grudar nas laterais do recipiente que você usou pra derreter. Ou seja, ao derreter e colocar numa vasilha com água fria pra dar o choque térmico, não pare de mexer o chocolate até fazê-lo descer a temperatura a 28ºC, você notará ele começando a grudar/ endurecer nas laterais do recipiente, o que quer dizer que está pronto pra ser usado.



Trufas
A verdadeira trufa é feita com chocolate e creme de leite. Se faltar um destes ingredientes, não é trufa. É comum pensar que trufas levam elementos alcoólicos, mas isto não é essencial pra defini-la: o álcool é bastante usado como conservante, aumentando de 5 para 15 dias o tempo de validade de uma trufa ou bombom trufado.

As verdadeiras trufas são enroladas e passadas no cacau em pó, como nas imagens abaixo.

Tipos de Chocolate e suas diferenças

Bombons trufados
Segue a mesma lógica das trufas, tem que ter CHOCOLATE e CREME DE LEITE porém, tem aquela casquinha de chocolate em volta. É comum vender-se bombom trufado como simplesmente "trufa", mas se tiver casquinha de chocolate, é bombom ;)

Tipos de Chocolate e suas diferenças

Muitos vendem bombons recheados como trufa, o que é errado. Se for um recheio simples, sem chocolate ou sem creme de leite, é apenas um bombom recheado e só.


Enfim, espero que tenham aprendido as diferenças entre os tipos de chocolate e as diferenças entre trufas e bombons trufados (ou recheados).

Vocês querem que eu mostre como faze-los? Se sim, deixe um comentário abaixo ;) Beijos, Thainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *