terça-feira, 26 de julho de 2016

Estereótipos negativos sobre Donas de casa

É comum ser rotulado/a em vários segmentos da sociedade e nós, donas de casa, somos constante alvo de críticas. Mas antes de lançar uma postagem raivosa sobre as maiores imbecilidades que costumamos ouvir, vamos nos unir pra acabar com esses preconceitos.

É importante que não deixemos espaço para palpites e intromissões em nossas vidas. Prometa-se que de hoje em diante não abriremos mais brechas para que isto aconteça. Se ninguém vai no escritório onde uma pessoa trabalha palpitar sobre o que ela está fazendo, ninguém tem o direito de julgar como cuidamos de nossas próprias casas e nossos próprios filhos.

Estereótipos negativos sobre Donas de casa

Sendo assim, é comum sermos acusadas de:

- Mulheres à toa: Tem gente que pensa que ficamos o dia inteiro a toa sem nada pra fazer. Existe até uma piada da mulher que acordou e decidiu não fazer nada literalmente durante o dia todo, e quando o marido chegou encontrou a casa de pernas para o ar. Logo, nosso trabalho pode não ser notado quando executado, mas é muito notado quando não realizado. Não existe um só ser humano que preocupado com higiene e organização se mantenha inerte ao estar dentro de casa.

- Mulheres que gastam dinheiro à toa: Se a mulher não trabalha fora, é óbvio que ela precisa do dinheiro de quem convive pra se manter, nenhum ser humano consegue viver sem grana. Antes de questionar os gastos, entenda que ela lava, passa e cozinha, e isto não é gratuito: tudo na vida tem um preço.
Atualmente a maior parte das mulheres que conheço são contidas com os gastos e muitos maridos não tem noção dos custos das coisas, logo, essa fama de gastadeira nada mais é que uma invenção de uma sociedade machista pra nós nos sentirmos mal com nós mesmas. Vamos dar um basta!!

- Mulheres "burras": É comum achar que donas de casa são mulheres sem estudo, mas na verdade, muitas abriram mão de suas próprias carreiras pra cuidar dos filhos, coisa que raramente vemos um homem fazer. Vamos procurar saber melhor das coisas antes de julgar, a dona de casa moderna tem acesso a internet, telejornais e só faltará conhecimento se ela quiser.

- Mulheres "relaxadas": É comum  também achar que donas de casa não tem vaidade, mas a verdade é que muitas (até me incluo nestas) preferem investir seu dinheiro na própria casa que em si mesmas. Não julgo se é certo ou errado, apenas ressalto que cada um tem suas prioridades.




E vocês pessoal, já foram acusadas de alguma coisa acima? Deixem seu comentário pra nós sabermos melhor ;) Beijos, Thainá.

Texto inspirado no artigo maravilhoso: Reconhecendo estereótipos racistas internacionais

Se você gostou deste texto, curta nossa página no Facebook e acompanhe 💗⇩

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *