sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Meios alternativos pra Blogs

Tem tempos que não posto aqui no blog umas dicas pra quem quer ser blogueiro ou pra quem já é, né?

Acho muito legal a pessoa ter um blog ou canal no Youtube pra compartilhar seus conhecimentos e coisas interessantes no geral. Cada dia que passa fico mais viciada em acompanhar blogs e canais que falam sobre algum assunto específico pois acredito que a internet dá boas oportunidades pra profissionais exporem seus conhecimentos. Não é a toa que assisto mais Youtube que TV aqui em casa. Existem pessoas com potencial incrível para dividir com as pessoas mas nem sempre tem oportunidade, dinheiro, espaço pra fazer isto. A internet é democrática neste sentido.


A alguns anos atrás, quem queria se expor ou expor algum trabalho, conhecimento, recorria a criação de blogs (foi assim que criei este cantinho aqui) e vídeos não eram tão populares como hoje em dia. Até hoje há uma mentalidade que, pra expor algo ou se expor na internet é necessário ter um blog no formato mais tradicional, como este, por exemplo. Mas vejo que este formato perdeu um pouco suas forças. Canais no Youtube e Páginas no Facebook tem atraído muito mais expectadores e interação, pois as pessoas consomem mais tais redes sociais.

Tenho uma amiga que gosta muito de falar sobre politica em seu perfil pessoal do facebook e atinge muita gente assim. Ela manifestou a vontade de criar um blog e eu me pergunto: por que? Tudo bem que o blog, quando bem administrado, possui recursos que o Facebook não tem. Mas este último tem um alcance bem maior, uma interação que blogs não tem conseguido atingir. Quando posto uma receita na nossa página, por exemplo, são muitos comentários, já aqui, quase nada. Um blog no formato tradicional dá trabalho pra editar, no facebook é tudo mais simples, ideal pra quem não tem tanto tempo.

Acredito que hoje em dia, pra se lançar na internet de qualquer forma que seja, você NÃO PRECISA ter um blog necessariamente. Você pode usar seu próprio perfil pessoal no facebook habilitando a função "seguir", pode criar uma página, pode criar um canal no Youtube, uma conta no instagram... E pra decidir qual o melhor meio, avalie o tipo de conteúdo que deseja compartilhar. 

Quando é ideal criar-se um blog? Quando o conteúdo que você deseja compartilhar tiver uma necessidade maior de ser compartilhado em textos. Se você não gosta de escrever, não gosta de editar nem de fotografar, blog não é pra você. Fotografias também são importantes, se você gosta de lidar somente com elas, use o instagram ;)

Lembre-se que estes conteúdos tendem a contribuir de alguma maneira no futuro para nossa história, serão registros desta época, pois as redes sociais estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano. Pode parecer viagem mas não é não, somos nós, cidadãos do mundo, com uma oportunidade de ter voz.

Se você gostou deste texto, curta nossa página no Facebook e acompanhe 💗⇩

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *