domingo, 10 de setembro de 2017

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa (Emma Marriot) e A História da Mitologia para quem Tem Pressa (Mark Daniels)

Nesta postagem quero deixar registradas minhas impressões sobre os livros A História do Mundo Para Quem Tem Pressa (Emma Marriott)A História da Mitologia para quem Tem Pressa (Mark Daniels).

Vamos entender o seguinte: muitas pessoas compram estes livros "compactados" na esperança de aprender em 200 páginas o ensinado em quatro anos do curso de História, ou de aprender rápido sobre um assunto pra impressionar alguém: não se iludam! Quem já se graduou em História nunca sabe 100% de tudo que já aconteceu no mundo e todo estudante de História precisa se especializar em uma área de conhecimento: isto é mais certo que a morte. Até as áreas mais comuns (História do Brasil, Egito Antigo, Medievo Oriental, por exemplo) precisam ser estudadas dentro de um recorte temporal para que o trabalho desenvolvido seja cada vez mais específico e crédulo. Então, você não vai aprender História com um livro deste tipo. 

Mas, se estes livros não servem pra aprender história, pra que servem então? Acompanhe abaixo nesta resenha dos livros A História do Mundo Para Quem Tem Pressa (Emma Marriot) e A História da Mitologia para quem Tem Pressa (Mark Daniels).


A História do Mundo Para Quem Tem Pressa (Emma Marriot): A autora, que é historiadora pela Universidade de Warwick na Inglaterra, é especialista em História Contemporânea. Atualmente trabalha como editora, escritora e resolveu reunir em 200 páginas a história do mundo, da Antiguidade até o final da 2ª Guerra Mundial.

De fato o livro aborda os assuntos mais importantes da história desde a invenção da escrita, o problema é que não relaciona os assuntos publicados de modo a compreendermos dentro de uma linearidade. 

Nós, estudantes de história e historiadores evitamos linhas do tempo rígidas que nos deem a sensação de rupturas bruscas no passar dos anos. Contudo, o método "linha do tempo" ainda é usado para fins didáticos, facilitando o estudo/ ensino.

Para quem nunca estudou história antes, este livro se mostra uma chuva de informações agressivas deixando o leitor totalmente perdido. Se você nunca gostou de História mas agora resolveu estudar, sugiro a leitura de livros específicos por eras, exemplo: Grécia e Roma antiga, Antiguidade Oriental, Medievo Oriental, Medievo Ocidental, Sistema Feudal, etc (futuramente farei posts de indicações de livros destes temas). A calma é sua melhor amiga!

O livro A História do Mundo Para Quem Tem Pressa é indicado pra quem já está familiarizado com os assuntos acima mencionados tendo estudado, pelo menos, uma vez na vida. Eu uso muito o livro em vésperas de provas para me lembrar assuntos que já conheço, logo, o livro tem o seu valor. Ele é ideal pra quem já tem experiência como estudante de história pois, mesmo quem conhece dos assuntos, muitas vezes falta a "teoria". A Teoria da História nos mostra métodos de estudo que desenvolvem o senso crítico do estudante de modo a fazê-lo compreender melhor tudo que estuda. Assim, um estudante experiente neste ramo terá mais facilidade de usar o livro.

A História da Mitologia para quem Tem Pressa (Mark Daniels): O autor, graduado em Cambridge, estudou linguística e clássicos, seja lá o que isto signifique em termos educacionais na Inglaterra. Na micro biografia na orelha do livro, orgulha-se de ter desenvolvido um trabalho pesado na elaboração, ou seja, na base de muita pesquisa. Se isto realmente ocorreu eu não sei, mas gostei bem mais deste livro que do anterior. Obs: pela sorte do tipo de tema, não pelo modo de criação.

Mitologia é uma coisa que costuma variar com o tempo pois o "disse me disse" tende a criar versões para uma mesma estória. Assim como o livro anteriormente resenhado, é primordial que você já tenha contato com os assuntos abordados e você vai sentir isto ao ler sobre os mitos das culturas mais famosas (Egípcias, Gregas, Nórdicas, etc). Ao se deparar com conteúdo pouco falado (mitologia australiana, chinesa, etc) encontrará mais dificuldade pois são assuntos pouco presentes em nosso dia a dia.

A Mitologia não é menos importante que a História pois muitas vezes a explica. No Egito antigo, por exemplo, a mumificação de corpos acontecia por causa da religião e contribuiu muito para os estudos históricos. Na Grécia antiga os jogos olímpicos também se desenvolveram dentro de um contexto mitológico. É importante, então, conhecermos sobre mitos e lendas de um povo.

Por que gostei mais deste livro em relação ao "A História do Mundo Para Quem Tem Pressa"? Porque ao falarmos de mitologia há possibilidades de várias versões, facilitando o ensino e a compreensão (apesar de também rolar um certo "derramamento" de informações desconexas, desta vez, em relação aos acontecimentos históricos da época em que tais mitos se desenvolveram). Enfim... Tendo em vista a finalidade que você usará os livros, os recomendo pois são bem acessíveis financeiramente.


Se você gostou desta resenha, curta nossa página no Facebook e acompanhe 💗⇩

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens mal educadas não serão aceitas *